quinta-feira, 28 de maio de 2020

Cangaceiros 43


–– Sim meu Capitão! Venha Grande Chefe! Vamos separar o que ele prometeu!
–– Estamos indo! Vamos embora homens!

O vereador sai dali fortalecido politicamente desse impasse e promete legalizar todos se eles votarem nele. Prometeu moradia em terras do município com vida digna, doando os títulos de terras com o aval do prefeito.

O bando de Gerônimo chega à cabana onde está a rural, ponto de encontro combinado.

–– Gerônimo eu estava pensando e conclui que é melhor a Lúcia não ir à capital conosco – diz o Padre.
–– Por quê?
–– Ela está de resguardo. Precisa descansar e ainda está amamentando. É melhor ela ficar contigo no acampamento.
–– Vendo por esse lado, tu tens razão.
–– Eu tenho um amigo de longas datas que é conhecedor de armas, aliás, a família toda sabe atirar.
–– E quem é?
–– Joaquim da Silva. Vou convidá-lo para ir comigo.
–– O Joaquim não é aquele que tem sete filhos e mora lá perto de Jatobá? – indaga o vereador.
–– Sim. É claro!
–– Quero convidá-lo para trabalhar comigo! Diz para ele Padre! – diz o vereador.
–– Então aproveita e trás eles para nosso lado – afirma Gerônimo.
–– É o que irei tentar fazer. Mesmo sabendo que ele é um homem sério e honesto que não gosta de confusão.
–– Padre todos nós somos sérios e honestos. Faça como achar melhor desde que traga as armas, munição, pólvora e dinamite – diz Gerônimo.
–– Em cinco dias me organizo e partirei para a capital. Então? O que estamos esperando? Tenho uma Paróquia para cuidar.
–– E eu uma família desesperada para saber se ainda estou vivo. Vamos embora – afirma o vereador.
–– Em cinco dias estarei de volta à Igreja para te dar apoio até sair da cidade.
–– Está certo. Vamos?
–– Vamos!

Segundo dia do evento de comes e bebes e diversão na bodega do Arilson, no povoado Jatobá. Hoje é dia de brigas - Lutas físicas e sem armas, cordelista e cantadores com violas. Também tem a corrida do saco e o pau de sebo que ninguém conseguiu subir para retirar o prêmio no dia anterior.

O lavrador humilde passa de barraca em barraca oferecendo goma e beiju. A carga no lombo do jumento é produzida na farinhada distante dali. Nessa mesma ocasião outro homem amarra o burro na porta da bodega com uma carga de rapadura proveniente de moagem mais próxima e acredita que Arilson é o comprador e por isso, como de costume oferece.

Esse é o tipo de movimento que começa cedo no interior. Alguns caboclos ainda estão de ressaca. Viraram a noite no forró pé-de-serra e agora querem tomar caldo de carne apimentado, comer mão de vaca ou simplesmente tomar café com cuscuz lambuzado com manteiga da terra e ovos.

Arilson acabou de anunciar as atrações do dia e promete muita diversão aos presentes. Depois volta para detrás do balcão para atender seus clientes.

Manoel Espicha Couro é o homem designado por Gerônimo para dar a notícia do prêmio pela cabeça do coronel. Está definido dez mil contos e ele acaba de chegar, desapeia do cavalo, amarra-o na cerca ao lado da bodega, retira o rifle da sela, apoia no ombro direito e dirige-se à bodega. Carrega consigo na cintura um revólver cano longo, calibre 22 e uma peixeira fina bem amolada.

Do lado direito do peitoril estão Benedito Silva e o irmão Xavier, contratados por Arilson para fazer a segurança e nem precisa dizer que estão bem armados também. Do lado esquerdo, outros dois homens observam todo e qualquer movimento e também fazem parte da segurança. No meio da varanda, a sinuca, as mesas de baralho e dominó com jogadores assíduos. Entre uma conversa e outra, o vai e vem de clientes que bebem, comem e outros que compram secos e molhados.

Os fiéis escudeiros de Arilson, Chico Preto e Gaguinho também chegaram cedo para pegar no batente, enquanto Maria com um vestido de chita e um pano amarrado na cabeça, cuida da cozinha preparando as comidas, e uma vez ou outra, mete a colher na panela de panelada ou de caldo, põe um pouco na palma da mão e passa a língua para provar se está bom de sal ou se o tempero está a gosto. Arilson observa tudo. É um olho no peixe e outro no gato e, como um camaleão, olha com satisfação todos os pontos do evento, inclusive a gaveta que promete um bom apurado.
(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário