A arte é um termo que descreve uma variada gama de atividade humanas.
A Encyclopædia Britannica Online define a arte como “o uso da habilidade e imaginação na criação de objetos estéticos, ambientes ou experiências que podem ser compartilhados com os outros”.
Arte é a qualidade, produção, expressão , ou domínio, de acordo com princípios estéticos, do que é belo, atraente, ou mais do que um significado comum.
Os produtos dessas atividades de propriedades humanas referem-se às artes visuais, que cobrem a criação de imagens ou objetos em áreas, incluindo pintura, escultura, gravura, fotografia e outras mídias visuais.
Na verdade, as definições deste conceito variam amplamente em diferentes épocas e lugares, e nenhuma delas é universalmente aceita.
Assim, por Marcel Mauss , “uma obra de arte, por definição, é o objeto reconhecido como tal por um grupo. “É por isso que as coleções de produções artísticas podem ser avaliados e classificados de forma diferente em culturas diferentes, autores e instituições.
Na Europa , desde o século XVIII , o termo abrange principalmente os produtos das chamadas ” artes plásticas “, como a escultura , a pintura, a arquitetura , as artes gráficas , e também a música , a dança e a poesia e literatura .
Definição de Arte
A designação do termo Arte vem do latim Ars, que significa habilidade. É definida como uma atividade que manifesta a estética visual, desenvolvida por artistas que se baseiam em suas próprias emoções. Geralmente a arte é um reflexo da época e cultura vivida.
A Arte existe desde os primeiros indícios do desenvolvimento do homem, inicialmente utilizada para suprir necessidades de sobrevivência, como utensílios de cozinha e inscrições em cavernas.
No Século V a. C., era considerada técnica, do grego tékn, onde esculturas e pinturas eram aprimoramentos técnicos.
A Arte é desenvolvida com o intuito de mostrar o pensamento do artista e expressar os sentimentos, por meio de correntes de estilo e estéticas diferentes.
Estilo e Estética são as suas manifestações. Estilo é a forma da obra e Estética é o fundamento da Arte. Cada qual interpreta os cenários e objetos de uma maneira única e singular, o que caracteriza o movimento que a nomeia.
Dentre os movimentos artísticos existentes, pode-se destacar:
Abstracionismo, Arcadismo, Art Déco, Art Nouveau, Arte Bizantina, Arte Cristã Primitiva, Arte Egípcia, Arte Gótica, Arte Grega, Arte Romana, Arte Rupestre, Barroco, Bauhaus, Classicismo, Concretismo, Construtivismo, Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo, Fauvismo, Futurismo, Impressionismo, Maneirismo, Minimalismo, Modernismo, Naturalismo, Neoclassicismo, Neo-Concretismo, Neo-realismo, Nouvelle Vague, Parnasianismo, Pop Art, Primitivismo, Realismo, Regionalismo, Renascimento, Romantismo, Simbolismo, Surrealismo e Tropicalismo.
Além das correntes mencionadas a Arte o a obra artística, são também manifestadas através de tecnologias, com diversos meios como no rádio (músicas e melodias) fotografia, dança, cinema e televisão (a qual possui um papel importante de difusor de informações artísticas). Além de museus (manuscritos, esculturas e pinturas).
A capacidade do artista de ler e interpretar a vida, com tamanha sensibilidade e a expressar em forma de pinturas, músicas e outras obras, é o que se denomina Arte.
A Arte pode ser expressada através da escultura, como Davi, de Michelangelo. Em partituras de Ravel ou quadros de Van Gogh, Picasso, Dali entre outros expoentes de movimentos artísticos. A Arte é transmitida através do artista, o qual utiliza a criatividade para externar a obra, cuja inspiração se revela pela percepção da vida.
Por meio de manifestações artísticas e obras, é possível conhecer a cultura de uma sociedade ou de um grupo.
Portanto a Arte preserva e mantém viva os aspectos, que marcaram e definiram a característica de um povo.
Estudiosos e historiadores afirmam que a Arte, seja visual, sonora ou de interpretação, permite as pessoas observarem o mundo e ávida, de diferentes prismas, o que sugere mais debate a população.
Fonte portalsaofrancisco.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário