Os anéis olímpicos simbolizam os continentes unidos pelos esporte. Os cinco aros entrelaçados numa bandeira de fundo branco foram idealizados em 1914.
Foi o Barão Pierre de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos Modernos, o responsável pela criação desses aros, que são o símbolo olímpico.
Com o objetivo de representar a união dos países, eles salientam a importância em respeitar as diferenças que possam existir entre cada um deles.
Isso serviria como mecanismo de combate à rivalidade vivenciada na época, um sentimento que surgiu no fim da primeira guerra, e que se fundamentava no desejo de que os estados deveriam ser fortes e centralizadores.
Assim, as argolas das olimpíadas foram utilizadas pela primeira vez em 1920, na sétima edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, que teve lugar na Antuérpia. Em 1916 as olimpíadas haviam sido interrompidas em detrimento da Primeira Guerra Mundial.
Além de ser o principal símbolo das Olimpíadas, os arcos olímpicos também são o símbolo do COI - Comitê Olímpico Internacional.
Cores
Os anéis representam os continentes. Cada qual com uma cor, as cores dos anéis olímpicos correspondem à cor que aparece com mais frequência nas bandeiras dos países pertencentes aos respectivos continentes:
- Verde: Oceania
- Amarelo: Ásia
- Vermelho: América
- Preto: África
- Azul: Europa
Nenhum comentário:
Postar um comentário