A simbologia da abóbora possui uma ambivalência de sentidos. Por um lado, é associada à distração e a estupidez, por outro, é associada à inteligência. A cabaça da abóbora é comumente utilizada como ornamento, nesta perspectiva há vários símbolos que na crença oriental relacionam à cabaça da abóbora a algo inútil, enquanto as suas sementes são associadas á sabedoria.
Devido a imensa quantidade de sementes, ou pevides, a simbologia da abóbora também está relacionada à fecundidade e abundância. Em regiões do norte do Laos, acreditava-se que os povos nasceram de abóboras.
A abóbora é também considerada símbolo de regeneração e fonte de vida. É muito comum, no Oriente, o consumo das sementes de abóbora em rituais de renovação espiritual durante o equinócio da primavera.
A abóbora também está muito presente nas festividades de Halloween.
Halloween
A abóbora, nos tempos mais recentes, acabou por se tornar o principal símbolo do Halloween. No Halloween as cabaças de abóbora são usadas para decorar as festas e até como fantasia. Da cabaça da abóbora, faz-se uma cabeça iluminada com vela dentro.
O uso da abóbora como símbolo do Halloween, segundo conta a história, foi completamente ocasional. O Halloween é uma festividade de origem celta, e como tal tinha os seus próprios rituais e elementos simbólicos, além de lendas e crenças que envolviam as festividades. Uma delas era a lenda de Jack-o'-lantern, um espírito amaldiçoada que andava perdido pela terra, sem permissão para entrar nem no céu e nem no inferno, vagueando pela escuridão das noites iluminada apenas por uma lanterna feita de um nabo com um carvão em brasa.
Com a imigração dos Irlandeses para os Estados Unidos, a festa de Halloween passou por adaptações e o nabo foi substituído pelo abóbora, legume mais comum nesta época do ano nos Estados Unidos. Assim, a abóbora passou a ser usada e associada ao Halloween, principalmente para ornamentação, sem nenhum significado simbólico especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário