Alguns comerciais veiculados na TV começam ou terminam com as frases: “Essa é a MAGIA do Natal”, ou “Viva a MAGIA do Natal”, embora os VT’s sejam produzidos por grandes agências para grandes empresas, já estão cansativos. Economicamente são apelos que funcionam, salvos pelos efeitos especiais, imagens FANTÁSTICAS de GNOMOS, RENAS voadoras, bonecos do NOEL e seres de outra dimensão, alusivos a outras culturas não CRISTÃS.
MAGIA segundo os dicionários é a arte, ciência ou prática baseada na crença de ser possível influenciar o curso dos acontecimentos e produzir efeitos não naturais, valendo-se da intervenção de seres fantásticos e da manipulação de algum princípio oculto supostamente presente na natureza, seja por meio de fórmulas rituais ou de ações simbólicas. Diz também que é forte atração; fascínio, feitiço, magnetismo; “doutrina dos magos, feitiçaria', pelo lat. magīa,ae 'culto e invocação de poderes mágicos”.
Isso não é propaganda subliminar. É estratégia de marketing institucional usado na publicidade para vender a imagem da empresa ou simplesmente para alavancar as vendas dos produtos, dissociando o real sentido da palavra NATAL que significa NASCER, simbolizando a festa maior do nascimento de CRISTO.
Final de ano o que conta são os sentimentos de fraternidade e de confraternização, mesmo sabendo que nem todo o planeta está em festa. Um brinde a todos!
Carlos Holanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário