A primeira vez em que viajei para São Paulo para comprar uma máquina Off-Set em grande formato, ou seja folha inteira, já faz alguns anos. Foi precisamente na época da campanha política do então candidato a prefeito Alberto Silva contra Wall Ferraz. Fomos eu e o amigo Francisco Juriti. Quando lá chegamos, olhando de cima, os prédios pareciam caixinhas de fósforos empilhadas embaixo do asa dura.
Em terra, depois do pouso, no aeroporto internacional, nossos anfitriões, empresários do ramo gráfico, disseram-nos que poderíamos ir a qualquer lugar antes de vermos as máquinas. O Juriti olhou pra mim e perguntou: E aí, quer conhecer algum lugar? Quero. Respondi sem pestanejar. Quero conhecer o Museu do Ipiranga. E fomos para lá. Fiquei impressionado com as esculturas gigantes talhadas no mármore e mais impressionado ainda com a obra, o quadro "O grito do Ipiranga ou Independência ou morte", de Pedro Américo, uma das mais emblemáticas imagens da História do Brasil. A obra foi feita por encomenda do governo da província de São Paulo para ocupar o salão de honra do Monumento do Ipiranga, prédio que estava em construção (atual Museu Paulista/USP). Obra Independência ou morte, óleo sobre tela (1888). O grande formato (4,15 m x 7.60 m), de 1888, está exposto desde 1895 no Museu Paulista, da Universidade de São Paulo (USP). Depois eu quis conhecer a editora Abril, a maior da América latina e que tinha maquinários de última geração. Mas essa é uma outra história. Ao meio dia, almoçamos e fomos ver a máquina que nos interessava. Compramos. Voltamos para o Hotel e do quinto andar, enquanto eu tomava uma cerveja, dava pra ver à noite as filas que se formavam a pé em frente a um motel. Ah, Wall Ferraz ganhou a eleição. Foi um um dos homens mais sérios na política brasileira ao lado de Alberto Silva.
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