sábado, 19 de agosto de 2017

10 Curiosidades sobre as abelhas

  1. A rainha chega a viver até 5 anos, já uma operária pode viver no máximo por 48 dias.
  1. As abelhas morrem após picar alguém, isso acontece porque parte do abdômen do inseto é arrancado junto com o ferrão.
  1. As abelhas mais perigosas do mundo são as africanas. Há relatos que no continente americano elas já fizeram mais de mil vítimas fatais nas últimas cinco décadas.
  1. As abelhas africanas atacam imediatamente quando uma pessoa se aproxima da colmeia. Ao atacarem, elas são capazes de perseguir a vítima por 1 km.
  1. As abelhas encontradas no Brasil são descendentes do cruzamento da abelha africana com a europeia.

  1. O mel tem um decomposição demorada, foram encontrados potes de mel ainda preservado em sítios arqueológicos com mais de 3 mil anos. Essa demora na decomposição acontece por dois motivos: a alta taxa de açúcar, em torno de 90 % e, principalmente, a baixa quantidade de água cerca de 17 %.
  1. Para fabricar meio quilo de mel são necessárias mil abelhas trabalhando durante toda a vida. Falando em mel, esse inseto é o único que produz alimento um “não exótico” consumido pelo homem.
  1. As asinhas das abelhas durante o voo batem aproximadamente 11.400 vezes por minuto, produzindo um típico zumbido possível de ser ouvido quando elas se aproximam. O famoso “ZZzzzzZZZ”.
  1. As abelhas exercem uma comunicação entre si por meio de uma dança, neste momento elas transmitem informações sobre a localização e distância das flores de determinada área.
  1. Uma abelha em média produz aproximadamente 1/12 de uma colher de chá de mel em toda a sua vida.

10 Curiosidades sobre as abelhas

As abelhas são insetos incríveis e cheios de peculiaridades. Logo abaixo selecionamos 40 curiosidades sobre elas. Confiram! 
Nome Científico da Abelha

Anthophila

                                                                                    Integrantes da Colméia
  1. Mesmo que voe 2 km longe da colmeia, a abelha nunca erra o caminho de volta.
  1. Uma única abelha visita cerca de 10 flores por minuto podendo chegar a 40 mil por dia.
  1. Para produzir 1 kg de mel as abelhas precisam visitar em torno de 5 milhões de flores.
  1. O mel nada mais é do que vômito de abelha, pois ao colhê-lo o guarda no sistema digestório e misturado a enzimas que o transformam em mel.
  1. A colmeia é formada por uma rainha, 400 zangões e 10.000 a 80.000 operárias.

  1. Se o espaço da colmeia chega ao limite, a rainha lidera as operárias para outro lugar e uma nova colmeia é construída.
  1. As abelhas escolhidas para serem rainhas são nutridas com um alimento especial denominado de geleia real.
  1. A rainha bota cerca de 2.500 ovos por dia e é quase 2 vezes maior que a operária.
  1. Os zangões nascem de ovos não fertilizados da rainha, eles são expulsos da colmeia em dois momentos: na época de acasalamento e morrem em decorrência do frio ou fome, mas também quando não conseguem fecundá-la.
  1. Os zangões não possuem ferrão e são maiores e mais fortes do que as operárias. Os únicos indivíduos que se reproduzem na colmeia são a rainha e os zangões.

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

O bigodinho


Quando eu era criança, criava pássaros em gaiolas, o que era um erro, mas eu não tinha essa consciência. Comprava gaiolas bonitas feitas com talos de buriti e outras de madeira trançadas com arame. Os galos- campinas, eu pegava-os em alçapões de talos, assim como os canários e sabiás entre outros.

A historinha de hoje, muitos anos depois e eu já adulto, é sobre o bigodinho, também conhecido como papa-capim, estrelinha, gola-careta e caretinha. Mede 11 centímetros de comprimento. Tem um gorjear rápido e metálico. O macho é inconfundível, pelas áreas brancas na cabeça.  É o contraste do negro do restante da plumagem. As partes inferiores são levemente cinza claro e, sob o sol forte, podem parecer brancas. Seu habitat são campos abertos e campos cultivados. Devido ao seu canto, é um pássaro apreciado talvez tanto quanto o curió; junto com as alterações ambientais, acabaram por reduzir seu número em boa parte do país. O certo é que fui à feira dos pássaros, ali próximo do mercado central de Teresina para comprar um. Comprei-o com gaiola e tudo. Em casa, o bichinho cantava até de noite. Eu achava lindo. Mas depois de algum tempo, provavelmente um mês, num final de semana, tomei umas geladas e me bateu aquele remorso. Eu não queria estar preso e ele também não. Pressenti que o bigodinho não cantava, ele chorava, implorava por liberdade. Então, fui lá, no pé da parede, retirei a gaiola, abri a portinhola e o soltei. No dia seguinte, ele veio cantar às cinco da manhã no meu quintal. Acho que para agradecer e se despedir.


Hoje crio pássaros com tintas e pincéis.

Carlos Holanda

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Fases da vida

                                         Foto Web divulgação

A criança em sua mudança de comportamento - acontece o desenvolvimento da personalidade, não tem concepção de vida ou de morte. Vive inocentemente. Brinca, se diverte, sorri e aceita o que é imposto pelos familiares e até por estranhos.
O adolescente, o jovem, pensa que sabe os significados da vida e não teme a morte. Aventura-se perigosamente, induzido ou não. Tem a convicção de que pode resolver qualquer problema, mesmo que às vezes não prevaleça a razão. Acredita mais nos amigos de que na família, por achar que seus pares podem, por exemplo, guardar segredos que o pai ou a mãe não guardaria ou não entenderiam. Ledo engano. A família é a instituição mais séria que existe no mundo, mais confiável, e é para ser de fato o porto seguro da nossa juventude, pois é essa a fase mais difícil na formação do caráter.
O adulto por sua vez, já começa a ter ideias diferentes e formaliza conceitos, cria situações empreendedoras, busca caminhos positivos com acertos, embora saiba que por algum motivo possa dar errado. Mas, o importante é não desistir, e, persistir já é uma vitória. Um dia dará certo.
Existem inúmeros exemplos de gênios, artistas, empresários, inventores e tantos outros que tentaram muitas vezes a mesma coisa de forma diferente em todas as áreas da atividade humana. E o mais importante, essas pessoas conseguiram vencer na vida.
O idoso, já teve as mais diferentes experiências e começa a dar conselhos, pois já passou por isso, e mesmo dando exemplos sobre aquilo que não realizou, vale a pena ouvi-los.

Esta é, sem sombra de dúvidas, a melhor idade, onde a pessoa volta a ser criança novamente; quando toma algumas atitudes e quer ser jovem outra vez. Ter relacionamentos com pessoas mais novas para além de ensinar, aprender.

Carlos Holanda

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Retratos da fama II por Carlos Holanda

Amy Lou Adams

                                                                          Cláudia Leite

                                                                       Daenarys

                                                                 Débora Nascimento

Retratos da fama por Carlos Holanda

Helga Nemeczyk 

Débora Nascimento

                                                                             Angelina Jolie

                                                   Amanda Michelle Seyfried