terça-feira, 29 de novembro de 2016

Nossas Lendas: O VEADO BAIÃO

O VEADO BAIÃO
O Veado Baião é um fantasma que aparece na região sul do estado, nas matas de Ribeiro Gonçalves.
Os caçadores de veados, pacas, onças, pebas e tatus costumam encontrá-lo. Não é perigoso. Aparece na alta madrugada, nas horas mortas da noite cantando baião, só não pode atrapalhar sua cantoria que ele vira bicho e corre atrás.
Gosta de ficar embaixo da copa do jatobá ou de um pé de mirindiba, só nas patas trazeiras com a cabeça pra cima e batendo nos peitos, se requebrando, com trejeitos, cantando essa cantiga:
“Essas mocinhas de hoje
tem um costume ruim,
quando chegam no escuro,
dizem assim:
Me arroche, meu bem!
Me arroche!
Me beije, meu bem!
Não tenha pena de mim!
E não diga que é veado,
Pois hoje estou a fim...”

                                                           Foto Web Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário